Propriedades Funcionais dos Alimentos

fevereiro 28, 2009 at 1:25 pm Deixe um comentário

 *Carina Tafas

 

Vinho e Uva vermelha e suco e uva

O resveratrol se encontra na casca das uvas tintas vermelhas e roxas. Mas a uva tem também outras substâncias antioxidantes, como catequina, epicatequina, ácido gálico, ácido caféico, ácido sinápico, etc. A uva tinta e seus produtos como vinho tinto, revestem-se, conseqüentemente, de grande importância como alimento funcional.

Estas substâncias fenólicas inibem a agregação plaquetária, aumentam a partícula HDL, suprimem o crescimento de células cancerosas, têm efeito antioxidante e de relaxamento dos vasos sanguíneos.

 

Tomate

É rico em licopeno, um excelente antioxidante que não é fabricado pelo organismo e que precisa ser ingerido com a alimentação.

O cozimento, assim como a gordura, aumentam o aproveitamento do licopeno pelo nosso organismo em até 2 a 3 vezes.

Está relacionado á diminuição de doenças cérebro e cardiovasculares, pois pesquisas demostram que o licopeno diminuiu as taxas de LDL colesterol, que o tipo mais aterogênico. Além de contribuir para reduzir a oxidação da parede interna dos vasos sangüíneos, que dá origem a formação da aterosclerose.

Este pigmento carotenóide betacaroteno tem sido muito estudado como anticancerígeno, principalmente câncer de pulmão e próstata.

 

Abacate

Este fruto te alto teor de gordura, situado entre 20 e 25%, tornando-se muito calórico. Provavelmente por isso, muitas pessoas, principalmente as preocupadas com o excesso de peso, evitam saboreá-lo. Entretanto, o que quase sempre se esquece, é que esta gordura é do tipo monoinsaturada da séria ômega-9, exatamente aquela que diminui o colesterol ruim, sem diminuir o HDL (bom colesterol). Também é rico em vitaminas antioxidantes, ótimo para a pele.

Seu alto teor de gordura saudável, torna-o uma ótima fonte energética para atividades físicas.

Cacau

Rico em Flavonóides, uma substância funcional com grande atividade antioxidante. O cacau puro contém 5 vezes mais antioxidante que o chocolate ao leite e 2 vezes mais que o chocolate amargo. Ajuda na redução da absorção intestinal de colesterol e aumenta sua excreção,portanto, tendo um efeito hipocolesterolêmico.

O cacau em pó é rico em Polifenóis que auxiliam na redução do LDL-c (colesterol ruim).

Broto de Bambu

É um dos alimentos favoritos dos orientais. É rico em fibras o que auxilia no bom funcionamento intestinal, além de conter potássio que protege a saúde do coração.

Azeite de Oliva e óleo de Canola

São ricos em ômega 3 e ajudam a reduzir as taxas de colesterol e risco de doenças cardiovasculares. Ingira diariamente como tempero de saladas e no preparos dos alimentos.

Canela

Ela é rica em antioxidantes e faz o estômago processar mais lentamente comidas muito pesadas. Previne picos e quedas de açúcar no sangue que fazem a fome voltar com mais força depois de uma refeição. Meia colher de chá por dia auxilia na redução da glicemia (açúcar no sangue) e do colesterol em pessoas com Diabetes tipo II.

Frutas Vermelhas

Amoras, mirtilos, cerejas, pitangas, uvas, morangos. O consumo diário traz um triplo benefício à saúde: reduz o risco de doenças cardiovasculares, aumenta o bom colesterol e diminui a pressão. Bom para o coração!! Dê preferência às frutas da estação e sem agrotóxicos.

 

*Nutricionista e Personal Diet

ctafas@yahoo.com.br

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