Genética x alimentação saudável. Como amenizar o aparecimento das varizes?

março 3, 2011 at 4:16 pm 3 comentários

*Carina Tafas

Quem não deseja ter as pernas lindas e sem manchas? Pois os vasinhos indesejáveis são capazes de colocar tudo a perder. Eles aparecem em conseqüência da baixa resistência das paredes dos vasos sanguíneos e normalmente tem causa hereditária. O que muitas pessoas não sabem é que a saída é recorrer a uma alimentação adequada que ajude na manutenção do peso e conseqüentemente diminui as chances do aparecimento de varizes. Uma alimentação rica em vitaminas e minerais moduladores também ajuda a manter a integridade dos vasos sanguíneos que somada a adequada hidratação, garante a boa circulação sanguínea.

Os  alimentos fontes de vitamina C e flavonóides, magnésio e vitamina E são importantes na prevenção dos vasos. Eles fortalecem o sistema vascular, minimizando a ação dos radicais livres sobre ele.


Cebola roxa é rica em flavonóide quercitina, substância que previne o aparecimentos das varizes.

Os flavonóides reduzem a fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos pois atuam como anti-inflamatórios. Estudos recentes apontam a quercitina, um flavonóide encontrado na cebola roxa, maçã, brócolis, vinho tinto e mirtilo,  como potente preventivo.

A vitamina C ajuda na recuperação do colágeno, portanto as frutas cítricas devem fazer parte da rotina alimentar.

As fontes mais abundantes de vitamina E estão nos óleos vegetais como os de girassol, palma, milho, soja e oliva extra virgem (prensados a frio), nas nozes, semente de girassol, kiwi, germe de trigo, grãos integrais, peixe, leite de cabra e vegetais verdes folhosos.

Já o magnésio é encontrado em granolas, aveia, farelo de trigo, arroz integral, amêndoa, amendoim, banana e leite.

Deve-se evitar a obesidade, o sedentarismo, os exercícios extenuantes, dieta inadequada, obstipação intestinal,  fumo,  excesso de bebidas alcoólicas,  cafeína e as drogas.

A genética pode ser modulada pelos alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios. Portanto, para a prevenção das varizes, não deixe de consumir os alimentos certos. Se mesmo assim os seus gens não derem trégua, pelo menos uma grande quantidade será evitada.

*Nutricionista Clínica Funcional

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Alimentos que previnem as acnes! Cuide do seu cérebro escolhendo alimentos potenciais

3 Comentários Add your own

  • 1. Marina Lopes Albérico  |  março 4, 2011 às 6:51 pm

    Carina você poderia falar sobre o mal dos doces como balas, pirulitos chicletes(obs: nao consigo me livrar desse mal rsrsrsrs) bjao

    Responder
    • 2. carinatafas  |  março 5, 2011 às 1:38 pm

      Oi Marina, tudo bem?
      Como os doces são composto por grande quantidade de açúcar, deverias comer com moderação. O açúcar estimula a produção de insulina e esse mecanismo repetido diversas vezes ao dia e ao longo da sua vida acarreta a uma resistência a insulina. Essa resistência é muito perigosa pois leva ao diabetes. Além disso, balas são riquíssimas em corantes que intoxicam o nosso organismo levando a carências de antioxidantes importantes. Também leva ao aumento de cáries dentárias. Portanto, muita conscientização na hora de optar por balas e pirulitos. Abraços

      Responder
  • 3. Personal Health Nutrição Personalizada  |  março 14, 2011 às 8:08 pm

    Achei seu blog super lindo, Carina! Atualizado, bem escrito… Acabamos de montar o nosso: http://personalhealthnutricao.blogspot.com. Aguardo você para tomarmos um chá verde juntas, rsrs… Ass.: Patrícia Bittencourt

    Responder

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