Mais sobre a TPM. Alimentos que ajudam a amenizar os sintomas indesejáveis!

junho 22, 2011 at 7:12 pm Deixe um comentário

 * Carina Tafas

Trata-se de um desequilíbrio dos sistemas nervoso e endócrino, determinando um quadro clínico que ocorre alguns dias antes da menstruação e se caracteriza por edemas (mais comumente nos membros inferiores), ansiedade, depressão, irritabilidade, indisposição e as vezes, insônia, náuseas, vômitos, dores lombares, dores de cabeça e outros.

Alguns dias antes “daqueles dias”, a gente fica fora dos eixos. Mas uma alimentação correta pode aliviar bastante o desconforto e a sensação de insanidade temporária. O importante é:

  •  Se tem tendência a inchar, diminua a quantidade de sal. Evite os embutidos (salsichas, salames), alimentos industrializados (sopa pronta, caldo de carne) e certos temperos, como shoyu e sazon.

  •  Mantenha uma garrafa de água à mão e beba sempre.

  •  Consuma alimentos diuréticos – os melhores são abacaxi, pêra, melancia, melão, morango, alface, chuchu e pepino.

  •  Consuma alimentos fontes de vitamina E, poderoso antioxidante presente principalmente em óleos vegetais, como o de oliva, algumas castanhas, margarina, ovos, fígado e germe de trigo.

  •  e os ricos em ômega 3 e vitamina B12, como o salmão e as castanhas, têm potencial para aliviar os desagradáveis sintomas da TPM.

  •  Evite tomar café depois das 4 da tarde: a cafeína pode atrapalhar o sono e aumentar a irritação. Já o álcool, desidrata o organismo e ainda altera o estado emocional.

  • Fique com chá verde, de carqueja, dente-de-leão, melissa ou erva-doce, pois são diuréticos e ajudam aquelas mulheres que aumentam muito de peso neste período.

  • Consuma carboidrato, pois ele aumenta os níveis de serotonina, substância que gera bem-estar e está relacionada à mudança de humor. Mas, para não prejudicar a forma, em vez de bombom e batata frita, prefira batata assada ou cozida e massas leves. Para o final da tarde, período em que a serotonina está mais baixa e você provavelmente ficará louca por um docinho, o truque é cortar uma barra de chocolate meio amargo de 15 gramas em pedacinhos e comer aos poucos.

Aproveite as dicas e dê tchau a essa tal de TPM!!!!

* Nutricionista Funcional

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Entrevista sobre anemia – Prevenção, alimentação, suplementação, incidência e dieta

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Alimentação Saudável

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